terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hudson CI versus Jenkins CI

Kohsuke Kawaguchi criou o Hudson-CI quando trabalhava na Oracle, mas a mesma licenciou o software como livre, com a exceção do nome “Hudson” que é propriedade da empresa.

Depois que Koshuke mudou de empresa, ele e a maioria esmagadora dos desenvolvedores queriam mover o repositório do site Java.net para o Github por causa do baixo percentual de disponibilidade do primeiro e das migrações com outages. A Oracle não concordou. Por isso agora o há um novo branch do Hudson. O mantido pelo desenvolvedor original e pela maioria da comunidade se passará a chamar Jenkins. Como ainda não há diferença entre as duas versões, tanto faz escolher. Mas como o Jenkins provavelmente terá mais desenvolvedores eu pretendo utilizá-lo.

2 comentários:

Samy disse...

estudo java e gostaria de saber "pra que serve esse jenkins ci"?

Jader Dias disse...

Olá Samy,

Jenkins-CI e Hudson-CI são servidores de build. Basicamente eles automatizam tarefas repetitivas da programação. Periodicamente eles podem pegar a última versão do código, realizar o build, rodam testes unitários, verificações de código e binários, geram relatórios, enviam altertas por e-mail, jabber, sms caso algo dê errado e até podem jogar o novo binário em produção.