terça-feira, 20 de julho de 2010

Como utilizar uma biblioteca de log a seu favor

Eu costumava desenvolver minha própria biblioteca de logs até um dia conhecer o log4net. Com ela os logs passaram a ser muito mais descritivos e úteis, além de mais leves. Passei a fazer log de tudo. Veja quais features do log4net que mudaram a minha forma de programar:

  • Xml Configuration. Com apenas uma versão do binário eu posso ter diferentes arquivos de configuração com verbosidades, appenders e formatações diferentes para meu arquivo de log.
  • Rolling File Appender. Agora meus arquivos de log têm tamanho limitado, mas sem perder nenhuma informação. Muito útil para ler arquivos de log em editores comuns do Windows, que não funcionam bem com arquivos gigantes.
  • Xml Formatter. Inclui todas as informações úteis (stack trace em uma exception por exemplo), e ainda permite que eu monitore o arquivo de log através de uma ferramenta pronta com interface web.
  • Debug e Info. Não preciso fazer uma versão específica de depuração, a versão única pode ser configurada com uma verbosidade de acordo com a necessidade. Informações que antes não eram logadas agora são, pois eu sei que isso não diminuirá a performance da minha aplicação de produção.
  • Lossy Logging. Posso incluir informações de Debug e Info apenas quando houver um Erro, ele armazena estas informações em um buffer e só gravará no log quando houver um erro.
  • Custom Appenders. Eu posso jogar o log aonde eu quiser, enviar por e-mail, jabber, sms, enviar pro event viewer, etc.

Confiram este excelente tutorial de log4net em 15 partes: 

Nenhum comentário: